20ª Conferência de Turismo de Guarulhos: Explorando o Passado, Presente e Futuro do Turismo na Cidade

21/11/2023 - 09:30

No tradicional Teatro Padre Bento, no dia 14 de novembro às 17h, um evento singular tomou lugar: a 20ª Conferência de Turismo de Guarulhos. Marcado por uma abordagem abrangente, o encontro não apenas revisitou a história do turismo na cidade, mas também sondou suas condições atuais, além de projetar os desafios e oportunidades futuras para essa área em expansão.

Separada em três painéis dinâmicos, a conferência reuniu uma gama diversificada de profissionais e influenciadores do setor, oferecendo um palco para reflexões profundas e discussões provocativas.

Painel 1: Resgatando a Primeira Década do Turismo em Guarulhos A abertura do evento contou com a presença marcante de Danilo Ramalho, diretor executivo do Gru Convention Bureau; Adam Kubo, secretário de gestão de Guarulhos; Josefa Leoncio, consultora de turismo e ex-diretora do departamento de turismo; Roberto Areias, Diretor Geral na Flytour Business Travel Guarulhos e no hotel Sables Guarulhos. Este painel não apenas explorou a evolução inicial do turismo na região, mas também celebrou as conquistas e desafios enfrentados durante essa fase inaugural.

Painel 2: Desafios do Presente no Turismo de Guarulhos A segunda parte do evento contou com a presença de Babi Ribeiro, comunicadora e influencer digital; Danilo Praxedes, Coordenador de programação do SESC Guarulhos; Ricardo Balcone, diretor de turismo de Guarulhos. Este grupo dinâmico mergulhou nos desafios contemporâneos enfrentados pelo turismo na cidade, propondo soluções e estratégias para aprimorar a experiência turística na região.

Painel 3: Perspectivas para o Futuro do Turismo em Guarulhos O clímax da conferência foi marcado pela presença de figuras ilustres como Paulinho TREWASAE, representante da secretaria de cultura no conselho municipal de turismo; Cláudia Santos, docente da área de hospitalidade no SENAC e doutoranda em planejamento e gestão do território - UFABC; Evanir Penha, Guia de turismo e sócio da Via Franca Turismo; Giselle Soeiro, gerente geral do Mercure Guarulhos e presidente do Gru Convention Bureau; Julia Orrico, gerente comercial de negócios aéreos. Juntos, exploraram visões e ideias fascinantes para o futuro do turismo na cidade, alimentando o espírito de inovação e crescimento contínuo.

Além desses painéis, uma contribuição memorável foi trazida pelo Conservatório Municipal de Guarulhos, com apresentações de Pedro Borazanian e o projeto musical "Estudando o Samba". Essa adição cultural enriqueceu ainda mais o evento, proporcionando uma experiência completa que uniu a reflexão sobre turismo à apreciação da arte musical local.

A 20ª Conferência de Turismo de Guarulhos não apenas ofereceu uma jornada enriquecedora pelo passado, presente e futuro do turismo na cidade, mas também celebrou a colaboração entre setores distintos, enriquecendo o evento com a riqueza cultural e artística que fazem de Guarulhos um destino único e multifacetado.