Guarulhos realiza 18ª conferÊncia de turismo

28/09/2021 - 09:30

Nos dias 22 e 23 de Setembro, foi realizado, no auditório F da Universidade de Guarulhos, a 18ª Conferência de Turismo em Guarulhos com o tema central: Estratégias e perspectivas na retomada e expansão do setor.

A Conferência contou com a presença de empresários no ramo da gastronomia, hotelaria, comércio, prestadores de serviço, além dos alunos do curso de Turismo da UnG, entre outros.

Em um primeiro momento, a conferência abordou as consequências da pandemia ocasionada pela Covid-19 e como os empresários tiveram que se reinventar para não fechar as portas.

Uma coisa é fato: é em meio as dificuldades que surgem oportunidades e uns dos pontos observados foi o uso da tecnologia para otimizar às vendas no comércio gastronômico, assim como de hotelaria para manter os hóspedes sempre atualizados com os últimos lançamentos da tecnologia de informática, tanto para negócios e lazer.

Outro fator positivo observado na 18ª Conferência, foi o fato de que o número de pessoas vacinadas faz com que, gradualmente, as pessoas retomem as suas atividades, sempre com os devidos protocolos de segurança. Além disso, os serviços que não eram de entregas tiveram que se adaptar e agregar essa nova modalidade às suas atividades, o que gerou mais clientes e manteve a fidelidade dos já existentes.

Já as perspectivas para o setor, são as melhores possíveis, uma vez que o setor está aos poucos retomando as atividades. Viagens estão sendo agendadas para 2022, os planos para carnaval estão em andamento, entre outros eventos que contribuirão para otimizar a demanda turística.

Com relação à cidade de Guarulhos, alguns pontos foram observados: os meios de divulgação dos atrativos turísticos da cidade; a burocracia que desacelera os investimentos no setor; os poderes executivos, seja Federal, Estadual ou Municipal que precisam estar em sintonia para novos investimentos, uma vez que pontos turísticos podem estar em áreas municipais, estaduais ou federais, ou ainda em área particular.

Um ponto extremamente importante foi abordado: “É preciso a união para fortalecer o setor de maneira que fique bom para todos”.