Santuário N. Sra. de Bonsucesso

O Santuário compreende a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, Sala dos Milagres, Capela de São Benedito, a Praça e o Casario. O Santuário surgiu em uma das rotas de tropeiros que se deslocavam para a Capital Paulista e para o Rio de Janeiro, onde se formou a Vila Rural do Bonsucesso Velho (ramal Estrada Geral). A Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso é patrimônio tombado pelo Decreto Municipal 21.143/2000, construída em taipa de pilão em 1741, sua construção ainda apresenta paredes feitas com essa técnica construtiva, as quais chegam a ter 80 centímetros de largura, além de estruturas de tijolo e madeira. Em substituição à antiga capela, o atual Santuário foi igreja cemitério da época, onde se acha sepultado o primeiro professor de Guarulhos o senhor Bonifácio de Siqueira Bueno.
Desde a sua construção, acontece a mais antiga manifestação religiosa popular ainda existente na região, a Festa da Carpição, que ocorre anualmente na primeira segunda-feira de agosto e no último final de semana do mesmo mês, conhecida como a Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso.

Endereço: R. Dona Catharina Maria de Jesus, 109 - Bonsucesso - Guarulhos/SP - CEP 07175-500

Telefone: (11) 2436-1608

Referência: OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas. Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.