Igreja de N. S. do Rosário Mãe dos Homens Pretos

Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos e São Benedito.Capela reconstruída em 1933, como compensação à antiga igreja demolida em 1930, que está demarcada no piso da atual Rua Dom Pedro II.  Foi fundada em estilo Moderno, com telhado alto em estilo germânico, possui porta central de madeira maciça com desenhos em relevo. A igreja possui sino que no passado regulava a vida da população local, as badaladas anunciavam as festas e também as datas tristes. Além disso, era responsável por marcar as procissões e eventos relacionados ao cotidiano dos fiéis como: casamentos, batizados, missas e a passagem das horas do dia.

Endereço: R. Sete de Setembro, esquina com Rua João Gonçalves - Praça do Rosário - Centro - Guarulhos/SP - CEP 07011-020

Horário da recepção: Segunda a sábado, das 08h30 às 11h

Telefone: (11) 2409-2101

Referências: OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas. Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.

AAPAH - Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico