Escola Estadual Capistrano de Abreu

Em 1913, através de um ofício, um grupo de personalidades guarulhenses solicitou ao prefeito da época (Capitão Gabriel José Antônio) um terreno para que fosse construído o grupo escolar. Com intuito de reunir as escolas do município que se encontravam distantes e precárias, dentre elas as escolas dos bairros Vila Galvão, Ponte Grande, Bonsucesso, Baquirivu e Vila Augusta. Em 1926 foi inaugurada a Escolas Reunidas de Guarulhos em estilo colonial, e 21 anos depois recebeu o nome de Escola Estadual Capistrano de Abreu. João Capistrano de Abreu, cearense da cidade de Maranguape e patrono da escola, foi historiador e inovador nos métodos de investigação e interpretação da história do Brasil.

A escola é patrimônio cultural tombado pelo Decreto Municipal no 21.143/2000.

Endereço: R. Cap. Gabriel, 393 - Centro - Guarulhos/SP - CEP 07011-010

Referências: OMAR, Elmi El Hage (org). Guarulhos tem História: Questões Sobre História Natural, Social e Cultural / São Paulo: Ananda Gráfica e Editora. 2008.

OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas. Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.

AAPAH - Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico