Centro Municipal de Educação Adamastor

Patrimônio tombado pelo Decreto Municipal 21.143/2000, é o antigo prédio da Fábrica de Casimiras Adamastor, inaugurada em 1946. No passado, havia sido chácara e olaria até 1941, posteriormente e tornou a Cerâmica Brasil de 1941 a 1946. Hoje é um bom exemplo arquitetônico presente durante o processo de industrialização de Guarulhos.

O arquiteto Ruy Ohtake é o artífice da transformação de uma antiga indústria têxtil de Guarulhos no atual Centro Municipal de Educação Adamastor inaugurado em 08 de dezembro de 2003. Com intervenções marcantes, ele fez da arquitetura um elemento que contribui para tornar o conjunto um referencial na cidade. Além da construção revitalizada, integra o centro um novo prédio. A proposta do arquiteto para transformá-la no centro municipal não descaracteriza a imagem histórica e afetiva guardada entre os habitantes da cidade.

Apropria-se até de um ícone das edificações industriais da época: a chaminé de 50 metros de altura, que, visível a distância, constitui símbolo do conjunto. Com quase 8 mil metros quadrados de construção, o centro educacional e cultural é formado, além do pavilhão industrial, por um edifício novo destinado à administração e a secretarias. O pavilhão, cuja face externa é marcada por colunas em tijolo aparente, tem sua parte central e a chaminé tombadas pelo município. É constituído por três longas águas com duas cabeceiras, que, assim como a chaminé, foram recuperadas internamente, a construção recebeu três auditórios para seminários numa das laterais e quatro salas menores para cursos, na outra - em mezanino acima destas fica a biblioteca, aberta ao público. Entre as duas alas situa-se o pátio de convivência, elemento articulador de todo o conjunto. Numa das cabeceiras - uma ampliação descaracterizada em relação à edificação original - foi implantado o teatro. A pintura preta de sua caixa externa demarca a intervenção atual. A partir da saída do teatro, a chaminé é visualizada, em toda a sua extensão, graças a uma faixa envidraçada na cobertura do pátio de convivência. O espaço livre em volta da chaminé busca acentuar sua ligação com o centro.

Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 - Macedo - Guarulhos/SP - CEP 07111-080

Horário: Segunda a sábado, das 08h às 22h

Referência: OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas – São Paulo: Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.