Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição

A primeira igreja (Capela) da cidade de Guarulhos (1560), intitulada de Matriz em 1685 e elevada a Catedral em 1981, com arquitetura barroca eclesiástica, construída em taipa de pilão às margens da Estrada Geral, sofreu diversas modificações e ampliações ao longo dos anos. Foi igreja cemitério, onde eram sepultados os cristãos. A atual Catedral era frequentada pelos “homens bons da terra” da época.

Na torre ao lado da cruz, aparece o “Galinho Português”, no teto e na parte superior da parede da frente da igreja, encontra-se o Segundo Escudo do Império. Registros colhidos da oralidade afirmam que Dom Pedro II e a Princesa Isabel além de dormirem nas proximidades da igreja assistiram a missa na antiga Matriz. Deve originar desses eventos a inserção do Brasão do Império,bem como os nomes: Praça Teresa Cristina, Ruas Dom Pedro II e Sete de Setembro.

Endereço: Praça Tereza Cristina, 1 - Centro - Guarulhos/SP - CEP 07023-070

Telefone: (11) 2409-2101

Referência: OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas. Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.