Capela de São Benedito dos Homens Pretos

Construída na segunda metade do século XIX, era destinada aos escravizados e libertos de origem africana. Os cultos à São Benedito foram muito difundidos no Brasil Colonial. São Benedito, filho de escravos africanos, nasceu na Sicília em 1524, numa época em que essa ilha fazia parte do reino espanhol. Devido a boa conduta dos pais, o senhor concebeu que todos os filhos se tornassem livres ao nascer. A Capela de São Benedito está à margem da Estrada Geral e mantém características de seu passado, quando era um dos principais núcleos caipiras de São Paulo e a região tinha seu crescimento ancorado na mineração de ouro. Ainda hoje, os casarios na rua em que se localizam as igrejas guardam características relacionadas a este período.

Endereço: R. Lagoa Seca, 55 - Bonsucesso - Guarulhos/SP - CEP 07175-410

Referência: OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas. Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.