Capela Bom Jesus do Macedo

A primeira capela foi construída em taipa de pilão e, nessa época, era chamada de Bom Jesus da Pirapora, foi reconstruída com tijolos assentados em barro em 1900. Na beira da antiga Estrada Geral, num percurso aproximado de um quilômetro, situam-se três antigas igrejas Católicas: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário e a Capela do Bom Jesus, as duas últimas frequentadas por escravos. A imagem e a devoção ao Bom Jesus foram muito bem-aceitas pelos escravizados, que viam o sofrimento do Cristo crucificado algo semelhante aos maus tratos que recebiam dos seus senhores.

Endereço: Av. Monteiro Lobato, 898 - Macedo - Guarulhos/SP - CEP 07190-000

Referência: OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas. Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.