Atrativos turísticos

Base Aérea

Antigo hangar do Clube Paulista de Planadores, inaugurado em janeiro de 1935 no terreno da antiga Fazenda Cumbica, teve suas atividades interrompidas em 1939. Posteriormente em 26 de janeiro de 1945, a Base Aérea de São Paulo foi transferida do bairro de Santana, que atualmente sedia o Campo de Marte para a cidade de Guarulhos. O espaço de 10 km² conta com a antiga Estação Cumbica do Trem da Cantareira (inaugurada em 1945 até a sua desativação em 1965), cinema, hangar, pistas de voo, capela, aeronaves e reserva de Mata Atlântica.

A missão da Base Aérea é a de proporcionar às unidades aéreas aqui sediadas em caráter permanente ou temporário, todos os recursos técnicos e administrativos necessários para assegurar a manutenção, a operação e o emprego aéreo eficiente dessas unidades.

Para tanto deve dispôr de um aeródromo com sede normal e capacidade de apoio às unidades aéreas, quando estas forem deslocadas para operações.
Desde sua criação a BASP teve muitos Comandantes sendo o primeiro deles o Major Aviador Hildegardo da Silva Miranda, no período de novembro de 1944 à fevereiro de 1946. O tempo normal de comando de unidades é de 2 anos.

As visitas à esta Organização Militar somente serão permitidas mediante a solicitação prévia, submetida à autorização do Comandante da BASP.

Endereço: Av. Monteiro Lobato, 6365 - Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07184-000

Telefone: (11) 2465-2000

Referência: OLIVEIRA, Elton Soares de. GUARULHOS. História, Cultura e Meio Ambiente. Circuito e Roteiros para Visitas. Guarulhos tem História/Saberes Locais. 2013.

 Facebook TurismoTwitter PrefeituraInstagram TurismoYoutube PrefeituraYoutube Prefeitura 

 

Desenvolvido pelo DIT
saiba mais...

Portal Turismo Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever turismo feed

Cidade de Guarulhos